domingo, abril 26

Triatlo Longo de Lisboa 2009


Ontem, dia da Liberdade, fui ao Parque das Nações participar no Triatlo Longo de Lisboa. Esta prova, que tem as maiores distâncias de todas as que se realizam em Portugal, disputa-se no formato Half Ironman: 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida.
Numa prova com esta dimensão o dia começa bem cedo. Levantar antes das 6 da manhã, tomar o pequeno almoço reforçado e entrar no parque de transição às 7h. Colocar todo o material para a prova em condições, vestir o fato isotérmico e fazer o aquecimento para a partida que é dada às 8h em ponto.
É uma festa multinacional onde os espanhóis marcam presença preponderante. Dos 600 na partida, mais de metade são do país vizinho. Os portugas perfazem uma centena. Da equipa de Peniche somos 3: eu, o Rui Antunes e o Paulo Sequeira.
Começamos a nadar em bom ritmo e com alguns encontrões, mas ao longo do percurso (junto ao Oceanário) o pelotão vai alongando e as dificuldades só estão nas viragens junto às bóias. O Sequeira sai com 31m24, eu com 34m00 e o Rui com 34m28. Tiramos o fato isotérmico e pegamos na bike para enfrentar os 90km. O dia estava instável e foi mudando ao longo da prova: bocados com sol, tempo encoberto, um aguaceiro e sempre muito vento que se fazia sentir na parte mais difícil de cada volta. O Rui fez um ciclismo forte e passou para a frente dos colegas de equipa.
Este ano para a distância ficar correcta acrescentaram 1km em cada volta que se fazia com 2 viragens a 180º, diminuindo assim o ritmo de andamento. Mesmo assim ainda consegui fazer uma média de 31,5km/h o que me deixou satisfeito. Não se pode abusar nesta parte porque ainda falta correr uma meia maratona. Para esta parte arranquei já com 3h30 de prova e, pela experiência do ano passado, estava algo receoso. Contudo a temperatura mais baixa e o treino acumulado nas maratonas, tornaram a coisa mais fácil e permitiram uma média de 4'46 ao km... nada mal para mim! O Sequeira primeiro e eu depois ainda passámos o Rui que seguia com dificuldades.
No final 5h10m31s... Menos 8 minutos do que o ano passado numa prova com mais 4km de ciclismo, mais 1km de corrida e tempos de transição maiores por causa do local do parque de transição. 11º lugar no meu escalão, sendo o 3º português.

Classificação Geral - Masculinos
200º Paulo Sequeira 5h04m34 (54º M35-39)
229º Paulo Santos 5h10m31 (11º M45-49)
287º Rui Antunes 5h22m12 (89º M30-34)

5 comentários:

sica disse...

Paulo achei que estiveste a um excelente nivel, agradeço os conselhos e tudo aquilo que me tens ensinado desde o inicio da época.
p.s- já viste o albúm de fotos que o amigo do Rui meteu na NET, o homem vai passar para um estatuto de "pro", quase 300 fotos do Rui em todas as fases da prova.

Happyman disse...

PArabéns Paulo. Sempre a melhorar, é isso que interessa. E tirar tempo numa prova maior é uma grande melhoria.

Ricardo Francisco disse...

Bela prova. Também lá estive e espero estar para o ano que vem. Agora a seguir virá...Peniche !!!
Boa recuperação e até Junho...

Abraço

CVR disse...

Bom dia

Cerca de 8000 fotos da prova (dificilmente escapou alguém) no site www.ammamagazine.com

Paulo Renato Santos disse...

Obrigado amigos pelos incentivos. Para 2010 pode ser que ainda consiga melhorar um pouco... vamos tentar!