terça-feira, março 3

Marató Barcelona 2009

Quando, na Maratona de Lisboa, vi o espírito com que centenas de estrangeiros vieram participar na prova, fiquei curioso e percebi que algo mais havia para além da parte desportiva.
Esta ida a Barcelona só veio confirmar esta onda que está a levar imensas pessoas a participar numa prova de grande resistência, mas que associada a uma certa forma de turismo, permite conhecer o mundo e contribuir para a fraternidade entre os povos.
Estar numa linha de partida com 10.000 manos para fazer 42km de corrida é indescritível. Comovente mesmo quando se arranca a ouvir Freddie Mercury e Montserrat Caballé no hino a Barcelona. Depois a organização trata de tudo para que nos seja fácil correr e o público não nos deixa sequer abrandar. São 42km que se não exagerarmos no esforço acabam por se fazer lindamente.
Para começar, no sábado, fomos levantar o dorsal e ficámos maravilhados com a feira da Maratona e o modo como atendem as pessoas numa máquina organizativa muito bem oleada.
Agradecemos ainda a Pasta Party que nos serviu de almoço, onde podiam entrar os acompanhantes, e fomos passear para as Ramblas.

No domingo, como ficámos num hotel perto da partida, levantamos às 7h30, tomámos o pequeno almoço e aí fomos nós... A Praça de Espanha já estava repleta de gente, tirámos as fotos da praxe e entrámos no nosso sector de partida (3h30 a 4h00). Para os objectivos planeados - correr num ritmo confortável e a desfrutar a prova - não era necessário aquecimento, pois os primeiros 5km serviam para isso. Dada a partida às 8h30 só começamos a andar passados 2 minutos e só passámos debaixo do pórtico 4 minutos depois... tínhamos uns milhares à nossa frente! Até ao Campo Nou praticamente não deu para correr tal era a quantidade de gente. A partir do km 5, já aquecidos, conseguimos meter o nosso ritmo e ultrapassamos o pacemaker das 4h00. A chuva miudinha ajudava a não aquecer e aumentámos um pouco de ritmo até ultrapassar o pacemaker das 3h45 (por volta do km 15). Passámos à meia com 1h53 (1h49 no chip) e era impressionante como o público apesar da chuva assistia e incentivava. O percurso está delineado para vermos todos os monumentos e pontos importantes da cidade... Sagrada Família... La Pedrera... Arco do Triunfo... Ramblas... aqui só me fez lembrar as etapas de montanha no Tour, quando o povo apenas deixa uma pequena faixa para os ciclistas, emocionante. Para culminar as nossas meninas lá estavam de máquina em punho para esta foto


Mas as surpresas não acabaram aqui porque um pouco mais à frente lá estava o Sedi, sim ele mesmo a ver a prova em vez de participar, a puxar por estes portugas. Tive que parar para o cumprimento especial.
Há quem diga que a maratona começa no km 25 e realmente a partir daqui as pernas começam a pesar. No entanto mantivemos o ritmo até ao km 37, já depois de termos passado pelo irlandês que infelizmente faleceu com ataque cardíaco (assistimos ainda às tentativas dos bombeiros para o reanimar).
Os últimos 5 km foram para o Henrique uma luta contra a sua vontade, que imagino era mais de parar. Mas com os meus incentivos e com a ideia de superar a sua melhor marca lá se aguentou e acabámos com 3h44 (3h40 no chip).
Se querem uma maratona bem organizada, com muitos atletas, muito público e um percurso que nos dá a conhecer toda a cidade, venham até Barcelona.

Eu por mim já sonho com a próxima cidade que vou visitar e aproveitar para participar na sua maratona ou vice-versa...

1 comentário:

sedi disse...

Parabéns pelo resultado e pela experiência!
Barcelona é uma cidade fabulosa e a prova é excelente. Até o breakfast run é brutal!

Ahh, e obrigado pelo cumprimento e pela referência. :)

Para o ano Londres?
Com sorte lá estarei para assistir. ;)

Abraço,
Sérgio