sábado, maio 14

Nacional de Triatlo arranca dia 15

É já no próximo domingo que se realiza a primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo 2011. De entre os Campeões Nacionais em título (Duarte Marques e Mariana Costa) só o primeiro iniciará em Montemor-o-Velho a defesa do título.
Para além da prova pontuável para o Nacional 2011, a disputar na distância olímpica, Montemor-o-Velho vai ainda receber uma prova lazer na distância sprint que é de observação para a Selecção Nacional Júnior ao Europeu de Pontevedra.
Entre as duas provas, vão ser 270 atletas a lançar-se à água no Centro Náutico, a cumprir um segmento de ciclismo que passa pelo centro da vila e termina no Centro Náutico e, finalmente, cumprir o segmento de corrida desenhado dentro daquelas instalações.

Desde há duas temporadas que o Campeonato Nacional Individual de Triatlo passou a ser disputado em três etapas nas quais os vencedores somam 150 pontos e uma final onde os pontos têm pontuação em duplicado. O resultado final da prova resulta do somatório dos pontos obtidos em duas das etapas e da final.
Todas as provas são disputadas na Distância Olímpica (1500 metros de Natação, 40Km de Ciclismo e 10Km de Corrida), a primeira das 3 etapas 2011 da prova realiza-se no próximo domingo com partida agendado para as 11:30 no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
O segmento de natação será composto de duas voltas (750 metros cada), seguindo-se um segmento de ciclismo essencialmente plano mas com uma subida que irá certamente ser palco de diversos ataques. Os atletas vão cumprir este segmento em 6 voltas de 6600 metros cada. O parque de transição estará instalado no Centro Náutico e dali os atletas irão pedalar para o centro de Montemor-o-Velho enfrentando a parte mais selectiva logo início de cada volta. Segue-se uma descida técnica e um resto de percurso muito rolante.
O segmento final da prova será composto de 4 voltas de 2500 metros na margem da pista de águas abertas ali montada. O percurso da corrida é bastante rápido mas será enfrentado pelos atletas numa hora de grande calor, pelo que se revelará decisivo.
A luta pelos lugares cimeiros será certamente muito animada ou não estivessem em prova a grande maioria dos melhores especialistas nacionais e ainda alguns atletas de outras selecções mundiais, que embora não disputem o título nacional, irão certamente intrometer-se na luta pelos primeiros lugares.
Fonte: FTP

Pelo PENICHE AC estarão presentes na primeira etapa do Campeonato Nacional:
António José Vitorino
Henrique Venâncio
José Peixoto
Paulo Sequeira
Paulo Renato Santos
Silvino Muchacho

Sem comentários: