quinta-feira, abril 21

Subida à Torre

Aproveitando a ida a Coimbra para o triatlo, resolvi marcar dormida em Gouveia e domingo fazer a subida à Serra da Estrela.
Enquadrava-se com o treino necessário para os "longos" e correspondia a um desejo de longa data, ainda por concretizar.
Tomei o pequeno almoço no hotel (agradável este Eurosol Gouveia) pelas 7h45 e depois de preparar a bike, arranquei direito ao Sabugueiro onde iria "atacar" a Serra.
Cabeça do Velho (1200m de altitude)
Partida às 8h15 e apesar da temperatura amena fazia-se notar algum vento que quando soprava de frente dificultava ainda mais a subida. De qualquer forma ao fim de uma hora tinha subido 16 kms. Mas aí deu-se um grande click... o gel tinha ficado na bagageira do carro. Preparei tudo, coloquei 2 bidons na bicicleta, mas esqueci o gel... Sem dinheiro só me restava duas opções: voltar atrás ou continuar a subir. Optei pela subida, sabendo que chegado à Torre, não seriam necessárias muitas energias para descer. Erro clássico! Logo que apanhei a estrada para o Sabugueiro comecei a descer e foram 5 kms de boa descida. Pensei logo que no regresso seria penoso este bocado.
Mas adiante... passagem no Sabugueiro e realmente começa a doer. Belas rampas, por vezes o conta-quilómetros não passa do 10, e sempre constante durante 12 kms. Quando faltam cerca de 8 kms para a Torre a coisa melhora um pouco e até existem alguns bocados em plano ou ligeira descida.
Duas horas e meia depois com 41,5 kms feitos estava a tirar esta foto na Torre.
Tarefa principal cumprida mas faltava o regresso. O bidon de golddrink estava vazio, restava o de água. Os 20 kms de descida para o Sabugueiro só custaram nas mãos (com o esforço de travar hehehe), mas os 5 kms que tinha para subir foram o que se esperava. Sem alimentação, as forças começaram a falhar e a coisa tornou-se muito dura. Só, quase sem cruzar sequer com carros, lá parei numa fonte à beira da estrada para me refrescar e encher o bidon. Estiquei as pernas e fiz-me à descida final para Gouveia onde me esperava o excelente almoço.
83 kms em 4 horas e objectivo cumprido com mais uma lição: verificar tudo muito bem antes de partir!
Que venha o Half de Lisboa...

4 comentários:

João Correia disse...

'tás com ar cansadito, nem percebo porquê. Um destes dias vou lá eu, mas com partida e chegada a Tábua.
A gente ainda se "fala" antes do longo de Lissabon.
Grande abraço, Paulo.

Paulo Renato Santos disse...

Força nisso João...
Grande abraço!

Fernando Carmo disse...

Ui... Dei aulas durante um ano em Gouveia! Foi aí que um dos meus colegas de Lisboa, o João Baptista, me empurrou para o Triatlo. Foi aí também que construí uma paixão por aquela Serra, sobretudo para pedalar, de BTT ou de Estrada.

Deixo-te uma sugestão de um grande desafio, mas também um excelente treino: http://www.fernandocarmo.com/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=29


Aconselho que leves, no mínimo 39X26 nas desmultiplicações. A última subida dói! :-D

Paulo Renato Santos disse...

Obrigado Fernando pela sugestão…
Pode ser que me meta nisso na próxima viagem à Serra

Abraço