sábado, junho 26

Paulo Sequeira no Europeu de Distância Longa

Hoje a cidade espanhola de Vitória recebe o Campeonato da Europa de Distância Longa. A prova será disputada no formato 4Km de natação, 120Km de ciclismo e 30km de corrida. Para além de Pedro Gomes e Sérgio Marques que irão participar na divisão Elite a prova contará ainda com a presença de 9 atletas amadores portugueses na divisão conhecida por Age-Groups.

Tanto os atletas Elite como os Age-Groupers vão iniciar a prova no lago do Parque Nacional Landa para o qual se prevê uma temperatura de 20º C. O percurso de ciclismo será disputado em duas voltas passando por Alava, Ozaeta, Zalduondo e Salvatierra. O segmento de corrida final tem lugar no Parque Salburua estando a meta instalada dentro de uma pavilhão desportivo: a Buesa Arena.

Na competição masculina o atleta da Eneko Llanos, segundo classificado no Ironman do Hawaii em 2008 e a competir na sua cidade, reúne o favoritismo para a conquista do título europeu. Logo atrás, no rol de candidatos, surgem o Dinamarquês Jimmy Johnsen e Pedro Gomes que em 2008 neste mesmo percurso e então numa prova pontuável para o Campeonato de Espanha se classificou na 4ª posição. Sérgio Marques é outro dos atletas que poderá fazer uma boa prova à conta, sobretudo, do seu forte segmento de corrida.
Tanto Pedro Gomes como Sérgio Marques viajam directamente de Font Romeu - onde realizaram um estágio de altitude - para Vitória.

Na competição feminina as grandes candidatas são a espanhola Virginia Berasategui (3ª no Ironman do Hawaii 2009) e a Campeão do Mundo de Triatlo Longo Jodie Swallow. Portugal não apresenta participantes na elite feminina.

Para além dos Elites, seguindo o modelo adoptado nas grandes competições mundiais, em Vitória realiza-se igualmente o Campeonato da Europa para Grupos de Idade. Aqui Portugal estará representado por Rodrigo Baltazar e Rui Costa nos M30-34. Pedro Lopes, David Caldeirão, Paulo Sequeira e Telmo Veloso estarão no M35-39. Susana Simões compete nos F35-39, Sérgio Oliveira nos M40-44 e finalmente Miguel Fragoso participará nos M45-49.

Fonte: FTP

Sem comentários: