segunda-feira, abril 26

Triatlo Longo de Lisboa

Terceira participação nesta prova e pela primeira vez desfrutei em completo do prazer que podemos ter em superar estas distâncias. Em 2008, sendo a primeira vez, paguei cara a inexperiência e, também pelo calor excessivo, senti muitas dificuldades na corrida. Em 2009 acho que fui um pouco obcecado com os tempos e não estive verdadeiramente descontraído. Este ano decidi não levar nem conta-quilómetros, nem relógio. Fazer a prova o mais descontraído possível e desfrutar da sua beleza (verdadeiramente espectacular), da sua organização (do melhor em Portugal) e gozar da companhia de tão ilustres triatletas (coisa que nas provas sprint nem dá para pensar).
Partida (Fotos FTP)
As condições atmosféricas não poderiam ser melhores: um dia sem vento, sem chuva e sem calor (talvez não se repita). Às 7h coloquei o equipamento no parque (ainda tive que voltar ao carro porque me esqueci dos óculos) e fui para a partida. Um amanhecer bonito que proporcionou uma partida em beleza e sem muito stress (também estavam menos participantes este ano). Acabei com 33'29, menos meio minuto que o ano passado.
A pedalar no IC2
No ciclismo sem ter referências, percebi que se estava a andar muito bem, pois muita gente passava rápido (sem vento é tudo mais fácil). Mas eu sentia-me bem e mantinha o meu andamento certo, sabendo que a corrida final me esperava. Acabei com 2h40, menos 10' que o ano passado.
Assim vale a pena correr
Entrei para a corrida e quando acabei a primeira volta (vendo o relógio da meta) apercebi-me que estava com hipóteses de baixar das 5 horas. Foi uma sensação óptima, ainda por cima quando me estava a sentir solto e corria sem esforço. Controlei as voltas seguintes e batia certinho: 24'30 cada volta. Só me custou um pouco a última volta devido a uma dor no joelho, mas com o aproximar da meta até isso passou. Cruzei o pórtico com 4h55 e uma grande satisfação. Fiz uma prova perfeita sem me preocupar com os tempos e gozando o prazer de superar esta distância, verdadeiramente mais aliciante do que as provas curtas em que não chegamos a tirar grande satisfação pessoal. Contas feitas, tirei 15' ao tempo de 2009.
Mais uma foto espectacular
Uma massagem (óptimo serviço) e um duche puseram-me pronto para esperar pela festa no casino.

Pena que ao chegar ao carro tivesse um presente da EMEL. A entrega de prémios este ano foi mais fraquinha em tudo, até pelo lado dos comes (que não houve). Talvez o único ponto em que a organização piorou. De resto uma prova excelente, com um cenário excelente e uma organização quase perfeita.
Da atitude de alguns triatletas não tem culpa a organização (talvez os juízes possam actuar mais) como fica demonstrado nesta foto:

Classificação dos atletas do PENICHE A.C.
100º Sica 4h44.00 26º (35-39 anos)
155º Paulo Renato 4h55.39 17º (45-49 anos)
213º Henrique 5h10.28 68º (35-39 anos)
233º Rui Antunes 5h17.52 41º (30-34 anos)
Geral - Masculinos

1 comentário:

sica disse...

Paulo, estás de Parabéns, só prova que isto é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor.
A marca das 5 horas foi estilhaçada.