domingo, fevereiro 7

XIV Duatlo das Lezírias

DUAS MEDALHAS PARA PENICHE
Primeira prova de 2010, primeira etapa da primeira Taça de Portugal PORterra. A juntar a estas novidades uma partida inédita com 600 atletas, número nunca alcançado em Vila Franca de Xira (532 masculinos e 56 femininos).
Muitas expectativas nesta prova pois o defeso foi muito movimentado no que toca a transferências de atletas e sobretudo na criação de novos clubes. Quanto à equipa de Peniche dois novos recrutas apresentavam-se na linha de partida, mas mesmo com essa mais valia tornava-se difícil posicionar a equipa face ao grande aumento de novas equipas.
João Silva - Vencedor absoluto (foto V. Carapelho)

O dia estava óptimo para a actividade, fresco mas sem chuva e sem vento e, pelas 10h30, foi dado o tiro de partida ao enorme pelotão. Seis quilómetros de corrida que permitiram escalonar os atletas pelos seus andamentos. Comecei calmamente na cauda do grupo e fui subindo algumas posições relativamente aos que partem acima das suas possibilidades. Como era de esperar cheguei ao PT como último da minha equipa e foi fácil tirar a bike. Arranquei para o btt, agora com uma cadência mais forte e comecei a ultrapassar imensos atletas. Duas voltas de 14 km cada era o que me esperava. Quando me aproximei do final da primeira volta fui me cruzando com os colegas de equipa e lá ia dando alguns incentivos. A meio da segunda volta finalmente chegava a mim um grupo com andamento forte para aproveitar um pouco e tirar o pé do acelerador. Nessa altura vejo o Joel apeado com um furo... logo no dia da sua estreia na equipa. A 300m do final apanho o Luís e entramos juntos para o PT. Encontro aí o Miguel que se debatia com algumas cãibras e arranco para 3 km de corrida. O Luís que fez uma transição mais lenta acaba por me apanhar e cortamos a meta juntos.
Resumo: duas medalhas de bronze, para o Mário e para o Peixoto, e classificação final da equipa em 15º lugar.
Depois do btt da semana passada mais uma prova concluída este ano com boas sensações. Acho que posso começar a apertar um pouco mais nos treinos de corrida porque o tendão está a aguentar.
Uma palavra para o azarado do dia: Joel, foi corajoso trazer a bicla às costas até ao PT e finalizar a prova.

Bonitas paisagens nas Lezírias (foto FTP)

CLASSIFICAÇÕES - MASCULINOS
58º Nelson Santos 1.27.41 (31º Sénior)
64º Paulo Sequeira 1.28.34 (36º Sénior)
76º Mário Sousa 1.29.40 (Medalha de Bronze - Veterano 2)
112º Henrique Venâncio 1.32.04 (69º Sénior)
127º José Peixoto 1.33.24 (Medalha de Bronze - Veterano 3)
223º Luís Pereira 1.38.55 (21º Veterano 2)
224º Paulo Santos 1.38.55 (22º Veterano 2)
231º Miguel Baltazar 1.39.18 (128º Sénior)
432º Joel Marcelino 1.56.12 (55º Veterano 1) - com um furo na agenda

Ver a classificação na íntegra


PROVA DE LAZER
No sábado à tarde disputou-se a competição para jovens e a prova de Lazer destinada a atletas em iniciação à modalidade. Distâncias apropriadas ao nível: 2 km de corrida, 14 km de btt e 1 km de corrida.
Nesta prova Peniche esteve presente com a equipa de Desporto Escolar da Escola Secundária. Foi a primeira experiência em provas da Federação, mas os resultados foram muito positivos e com certeza deixaram
marcas nos alunos participantes.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
21º David Pinto 45.00 (3º Júnior Masc.)
26º Alexandre Carvalho 46.29 (5º Júnior Masc.)
53º Daniela Martins 51.26 (1º Júnior Fem.)
62º Geisa Félix 54.20 (2º Júnior Fem.)
83º Mariana Cardoso 59.40 (4º Júnior Fem.)
(participaram 97 atletas - ver classificação
)

3 comentários:

sica disse...

Sem dúvida um bom pronuncio e um factor de estimulo adicional para a época que agora começa.
Fica no entanto um pequeno reparo, julgo que os nossos atletas devem permanecer para subir aos respectivos podiums com o nosso equipamento, são momentos únicos em que podemos divulgar a nossa equipa PENICHE AC.

TriatloMania disse...

Paulo,

É bom partilhar as emoções e as sensações que se tem numa competição/prova/evento, por isso gostei de ler o teu comentário. Somos rivais, meu caro, porque também compito no mesmo escalão e depois de ultrapassar a fase de recuperação em que me encontro, concerteza terei o prazer de te encontrar no palco das emoções fortes. Um abraço para o "Muxaxo", com quem partilhei vários momentos competitivos em 2009.

Outro abraço para ti e boa época.

poio humano disse...

Parabens pelo site.... Viva o triatlo