E o sonho está concretizado!
Tudo correu como estava planeado. Pela manhã acordamos com as previsões meteorológicas a verificarem-se: aguaceiros (de pouca intensidade mas frequentes) e vento de Oeste (que apesar de não ser muito forte soprava de frente em metade do percurso). Pelas 8h15 reuniu-se o grupo no Terreiro do Paço e até encontramos mais um penicheiro, o Casimiro, que acabou por se juntar, pois o andamento estava equivalente ao nosso. Partida às 9h00 no meio de muitos estrangeiros que vieram até Lisboa para disfrutar desta maratona (1230 inscritos). Tínhamos planeado um andamento para 5min/km e foi isso que fizemos. No retorno da primeira tirada (quase na Cruz Quebrada) 10km e 45 minutos de prova - tudo bem! Vento pelas costas e regresso à Praça do Comércio para passar à meia maratona com 1h44m45s. Nesta zona havia mais incentivo do público e o nosso manager (Albertino Cunha) lá estava a dar as dicas. Continuavamos os cinco dentro do ritmo e o grupo até se alargou com outros desconhecidos que aproveitavam o andamento. Rumo a Santa Apolónia, retorno na rotunda do Gil, subida e descida do viaduto e o Henrique começa a sentir dificuldades. Bem tentamos animar o homem para não descolar, mas aos 30kms ele ficou mesmo para trás num andamento mais leve. Reduzidos a quatro voltamos a marcar os 5min/km e lá fomos. Nova passagem na Praça do Comércio para aumentar o ânimo, praticamente a única zona em que havia público em quantidade, mas aos 34 kms o Zé e o Casimiro também sentiram algumas dificuldades em manter o ritmo. Eu lá me aguentava com o Mário dentro do ritmo planeado. Para ele isto não passava de um treino mais comprido, mas foi uma ajuda preciosa para manter a moral em cima. Quando faltavam 3kms ainda tentei acelerar um pouco para chegar antes das 3h30, mas as pernas já prendiam e praticamente não devo ter baixado dos 4'50/km, embora o Mário bem puxasse por mim.
No final uma alegria enorme: todos acabaram a prova! Para o Mário e Casimiro foi mais uma, mas para os três estreantes foi um sonho concretizado.
Pessoalmente fez-me acreditar que com esforço e dedicação alcançamos os objectivos que traçamos. Sinto que o IROMAN não está assim tão longe...
Classificações finais:
314º - Paulo Santos (3h30m18s)
315º - Mário Sousa (3h30m19s)
415º - Francisco Casimiro (3h38m37s)
453º - António Vitorino (3h43m20s)
566º - Henrique Venâncio (3h53m27s)
Ver reportagem no Blog do Costa Brava >>>
5 comentários:
Parabéns pela prova... e obrigado pela boleia! Foi realmente uma maratona à Ironman, sempre forte e controlado! Boa sorte com os treinos. Cumprimentos aos restantes.
parabens por por o sonho se ter concretizado,espero que seja só mais um de muitos,um abraço.
Raul Correia
Boa Noite
Os treinos para o Half já começaram!
Será que há mais voluntários?
Mário de Sousa
Obrigado Raul.
Rustman fiquei impressionado com o teu currículo... começar logo pelos ironman não é para todos!!!
Tenho que fazer como o Mário e treinar muito para lá chegar. O comboio já partiu :-)
Parabéns Paulo. Agora só falta uma maratona com um aquecimentozito antes (183 Km, mais concretamente) LOL
Enviar um comentário