Mas falando da prova tenho que dizer que muitos dos aspectos negativos que encontrei em Penacova aqui foram em sentido contrário. Prova dura sim senhor, mas a dar luta e a fazer-nos superar as dificuldades sem nos fazer desalentar como foi o caso da subida de Penacova.
Começou com a natação no Rio Douro (Praia do Castelo) com uma partida fora de água, o que é sempre mais espectacular e não provoca tantos atropelos e chapadas. Percurso giro a contornar a Ilha dos Amores, água a 23ºC, tudo muito bem menos a minha natação que parece pré-histórica e que me deixa a sair na cauda do pelotão. Nadei tão "rápido" que saí ao mesmo tempo da água que um alpinista !?! Para me vingar obriguei-o a tirar uma foto no final da prova: Peguei na bicla e comecei a subir aquele empedrado todo até à estrada alcatroada, mas a coisa não ficava por ali e ainda mamámos mais uns kms de subida. Valeu-me o Feijão que ia a passar tipo flecha e eu colei-me com unhas e dentes e lá fui na roda. Nas descidas colaborava na frente do grupo (custa menos) e nas subidas tentava não descolar e ainda houve mais duas subidas valentes, bem compridas, até chegarmos a Raiva. Depois foi correr os 5 kms debaixo de uma caloraça, mas até se fizeram bem com o apoio do público sempre que passava na zona da meta. Eu a esfalfar-me e esta menina a treinar, lá aproveitei para tirar mais uma foto:
Para a história fica o registo do 5º lugar no meu grupo de idade (45-49) com os parciais de 15'50" - 44'46" - 24'47" e o total de 1h25m23s. Lembro que se tratava do Campeonato Nacional de Age Groups.
Pena a malta da equipa não ter ido a Castelo de Paiva porque acho que valeu a viagem.