quinta-feira, setembro 30

Rescaldo de Setúbal


Finalmente um tempinho para falar da prova de Setúbal...
Distância olímpica, logo melhor para mim (isto de provas curtas já não dá), dia convidativo para fazer um triatlo e percursos bonitos. Mas bonitos até se começar a bombar, porque tivemos que vencer várias contrariedades: a natação com o mar calmo apresentava correntes fortes que levaram todos os triatletas a fazer mais uns minutos do que o seu normal (eu fiquei-me pelos 33' quando seria de esperar 28'); o ciclismo tinha um empedrado que dava cabo do corpo e da bike, e após o retorno o vento de frente também se fazia sentir (valeu-me a partir da segunda volta ter sido apanhado por um grupo onde pontuavam o Fernando Carmo e o João Hipólito, que me permitiu algum abrigo); por último a corrida tinha uma subida que fazia estragos, então na 2º e 3ª volta parecia infindável, na 4ª volta já só via a meta e passou mais rápido (45' para mim em 10kms não foi nada mau).
Fora de prova, finalmente consegui estar com o colega João Correia, mas com quem praticamente não tive tempo de falar... (vamos ter mais oportunidades) e como ficou um lugar atrás de mim nos Veteranos 2 pode ser que comece a aparecer nos meus calcanhares, força!

A malta de Peniche
:
42º Paulo Sequeira 2h18.54 (e ainda se perdeu na corrida)
64º Paulo Santos 2h26.11
69º Nelson "Major" 2h27.44 (grande corrida)
91º Henrique Venâncio 2h34.57 (temos que trabalhar na piscina)
114º David Pinto 2h42.06 (estreia nos olímpicos)
DNF Silvino Muchacho (a organização mandou "encostar" na corrida)
(os 3 primeiros estão apurados para o Estoril)

Esta questão dos tempos de corte acho que deveria ser mais debatida. Aliás continuo a pensar (como já disse) que deveria haver uma Associação de Triatletas que possa representar os nossos interesses junto da Federação. Há algumas questões que deveriam ser vistas também pela óptica de quem participa... lembro as condições da água em Aveiro, agora os tempos de corte, mas há mais...

terça-feira, setembro 21

Olímpico de Setúbal

A terceira etapa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo realiza-se sábado, dia 25 de Setembro.
Depois de Funchal e Aveiro, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo regressa em Setúbal para a terceira etapa, a última antes da finalíssima do Estoril, em Outubro. A prova efectua-se na distância olímpica - 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 mil metros de corrida - e realiza-se na tarde de sábado, dia 25.
O Parque Urbano de Albarquel volta a ser o local escolhido para a partida e chegada da prova, com as quatro voltas de corrida a serem feitas no parque e na estrada de acesso à Figueirinha. O ciclismo desenrola-se na frente ribeirinha de Setúbal
Este é o horário previsto para o III Triatlo Cidade de Setúbal:
14:40 às 15h40 - Verificação técnica de material e colocação do mesmo no PT da Prova de Triatlo
15h45 - Hora limite de permanência de atletas no PT
16:00 - Partida da prova de Campeonato Nacional Individual de Triatlo
18:45 - Cerimónia de entrega de prémios

O III Triatlo Cidade de Setúbal é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal e da Federação de Triatlo de Portugal, incluindo o Programa dos 8.ºs Jogos do Sado.

Campeonato Nacional Individual Triatlo
O Campeonato Nacional arrancou em Maio no Arquipélago da Madeira. Duarte Marques (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika) e Mariana Costa (Clube Triatlo Fundão) foram os vencedores no Funchal. A vitória na segunda etapa, disputada em Aveiro, ficou para Pedro Laginha Palma (Clube Fluvial Vilacondense) e Bárbara Clemente (Clube Olímpico de Oeiras).
No ranking masculino, a liderança pertence a Vasco Pessoa (Clube Triatlo Fundão), segundo classificado no Funchal e décimo em Aveiro, totalizando 244 pontos, mais 12 que o jovem madeirense Tiago Abreu Silva (Ludens Clube de Machico). Como só participaram numa das etapas, Duarte Marques e Pedro Laginha Palma seguem na sétima posição, com 150 pontos cada.
Em femininos, Ana Filipa Santos (Clube Triatlo Fundão) segue na frente do campeonato com 280 pontos, fruto do segundo lugar no Funchal e Aveiro. Mariana Costa, vencedora no Funchal, e Bárbara, em Aveiro, estão na vice-liderança com 150 pontos.
FTP


Do PENICHE AC irão participar:

Paulo Sequeira
Nelson Major
Paulo Renato Santos
Henrique Venâncio
Mário Sousa
Silvino Muchacho
David Pinto

segunda-feira, setembro 20

BTT: 5ª Maratona ATV55

Ontem fui até Torres Vedras para participar nesta prova de BTT. Como não sou muito habilidoso nestas coisas lá fui subindo melhor do que descendo, mas a ideia era experimentar a nova bike em prova (ainda não tinha feito nenhuma) e fazer um treino longo.
Acho que se concretizaram os dois objectivos: a Pronghorn portou-se bem e eu fiz um belo treino de quatro horas num percurso muito bonito, mas com subidas bem duras (1420m de desnível acumulado).
Dos 500 participantes, mais de 2/3 ficaram-se pelos 30kms e só 123 tiveram "pernas" para acabar os 60kms. Nesta versão mais longa chegou primeiro o Vítor Gamito que deu "baile" à concorrência (2h47). Eu acabei em 78º lugar.

domingo, setembro 12

Só chegámos ao 66


Pois é... o tempo em Peniche é imprevisível. Depois de uma semana a amanhecer com sol, hoje fomos brindados com um nevoeiro cerrado que impossibilitou a travessia Baleal-Peniche. Como a malta estava para treinar decidimos fazer o resto do que estava planeado, mas esta diminuição dos 3kms de natação tirou alguma coisa ao treino.
Assim arrancamos a todo o vapor para a volta de ciclismo, médias acima dos 30km/h, e concluímos com 6kms de corrida.
Seguiu-se o o almoço convívio onde a boa disposição imperou.
Para o ano que vem vamos pedir vento porque assim não há nevoeiro :-)

segunda-feira, setembro 6

69 de Peniche

Quem tem seguido o blogue sabe do que eu estou a falar... não tenham ideias malucas!!!!

O almoço já está negociado com a Escola de Surf e é assim:
Paga 7,50 euros e escolhe:
a) Spaghetti à bolonhesa
b) Salada russa com atum
Os acompanhantes podem também marcar almoço

se o mar estiver como ontem.... uma autêntica piscina e uma temperatura invejável!!! até nadei sem fato...

Candidatos ao 69:
Diogo Custódio Abel Condesso Márcio das Neves Sedi Paulo Renato Sica Henrique Venâncio Silvino Muchacho Mário Sousa Bruno Fanta Sérgio Costa Rui Trovão Pedro Vieira Ricardo Vieira Délio Nelson Major António Moura José Magalhães Dias Luís Cipriano Fernando Feijão Pedro Cordeiro Joel Marcelino Pedro Pereira

Programa do 69:
9h00 Concentração na Escola de Surf de Peniche (em frente ao Intermarché)
9h30 Deslocação para o Baleal (vou tentar arranjar transporte)
10h00 Início da travessia Baleal->Peniche
Sempre que um grupo de 5 ou 6 atletas concluírem a travessia devem iniciar o ciclismo
CICLISMO: Ida ao Bombarral (ver mapa)
CORRIDA: Ida à marca dos 2200m no calçadão do Baleal
13h30 Almoço - Convívio

quarta-feira, setembro 1

Gaia

Enquanto eu chegava de férias a malta da equipa foi a Vila Nova de Gaia concluir a participação na Taça de Portugal de 2010.

Foi alcançado o 18º lugar o que curiosamente também foi o lugar final na Taça. Entre os 45 clubes participantes trata-se de uma classificação honrosa para o baixo orçamento que temos e com uma maioria de veteranos a participar... vamos tentar melhorar em 2011.

Individualmente, mais duas subidas ao pódio:

Silvino Muchacho, prata nos veteranos 5
José Peixoto, bronze nos veteranos 3


Resultados individuais:
55º Nelson Major 1h13.38
103º José Peixoto 1h21.58
108º David Pinto 1h22.50
139º Silvino Muchacho 1h32.59
Participaram 157 masculinos e 30 femininos

Foto: cortesia J. Carmo