sexta-feira, setembro 26

CIRCUITO JOVEM DE TRIATLO


Época encerra com Aquatlo do Belenenses

O circuito de provas para jovens da Federação de Triatlo de Portugal encerrou com o Aquatlo do Belenenses no passado dia 20 de Setembro. O aquatlo é um triatlo sem ciclismo, começa com a natação e segue-se a corrida.

Foram perto de 200 os jovens que participaram na sétima edição desta prova. Os percursos foram desenhados no Complexo Desportivo do Clube de Futebol "Os Belenenses" e contaram com a presença de centenas de espectadores durante toda a tarde. Em prova estiveram atletas dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.

António Pedro Santos participou na prova de Infantis Masculinos (150m de natação e 800m de corrida) obtendo o 31º lugar com o tempo de 8m43s.



No final do Circuito que constou de 11 provas (Duatlo Jamor, Duatlo Vila Franca Xira, Duatlo Penafiel, Duatlo Grândola, Duatlo Almada, Triatlo Avis, Triatlo Sines, Aquatlo de Montemor, Triatlo Aveiro, Aquatlo Machico e Aquatlo Belenenses) o Peniche A.C., apesar de ter apresentado apenas 2 atletas nas provas, conseguiu obter o 12º lugar entre os clubes participantes, premiando assim a regularidade ao longo do ano.

Triatlo do Fundão

É já amanhã que a equipa do PAC vai estar na penúltima prova deste ano. Com início ás 16h00 na Barragem da Capinha disputa-se o 7º Triatlo do Fundão, prova com 153 triatletas inscritos, dos quais 9 são de Peniche.
Natural do Fundão, Bruno Pais, o nosso melhor representante nos Jogos Olímpicos, vai tentar vencer pela sétima vez.
Domingo vamos saber como correu...

quinta-feira, setembro 25

Parabéns

Já era conhecido no atletismo, agora está a fazer a transição para o Triatlo. Num futuro próximo vamos ter o Tó Mamede a brilhar nesta modalidade. Parabéns pelos teus 51 aniversários!

terça-feira, setembro 16

Aquatlo do Belenenses

No próximo sábado encerra a época dos escalões jovens com a realização do Aquatlo do Belenenses. Os aquatlos disputam-se com dois segmentos: natação e corrida. O António Pedro vai representar o nosso Clube e se se portar bem talvez tenha direito a um pastel de Belém... hehehehe

segunda-feira, setembro 15

Dicas para natação 1

Nas conversas que tenho com colegas triatletas verifico que a natação é a modalidade que levanta mais questões técnicas. Para ajudar quem precisa, vou procurar algumas dicas dedicadas à natação em águas abertas que irei disponibilizar por aqui.
PS - Vão ficar é sem música no blog para permitir a audição dos videos.

domingo, setembro 14

S. João das Lampas

Partida de ontem, com mais de 3 centenas de atletas, para a Meia-Maratona com o percurso mais difícil, de todas aquelas que já fiz. Não é por acaso que lhe chamam S. João das Rampas!
Tarde soalheira, mas algo ventosa sobretudo quando rumavamos a norte. De qualquer forma o objectivo foi o de preparar a maratona de Dezembro e para isso tínhamos como missão (eu e o Zé Vitorino) passar cada quilómetro em 5 minutos. Evidentemente com tanto sobe e desce era difícil marcar um passo certo, mas fomos ajustando de forma a controlar os tempos de passagem no objectivo pretendido.

Nos últimos 3 kms ainda apertámos um pouco o andamento e acabámos com 1h44m, um minuto abaixo do pretendido. Etapa superada e confiança aumentada para concluir os 42 kms da maratona. Assim os treinos continuem como até aqui.
A organização desta prova pareceu-me muito esforçada e recebe os atletas com carinho. Calculo que a dificuldade do percurso não seja muito convidativa, mas como têm prémios interessantes por lá vimos algumas figuras conhecidas do atletismo. É a segunda Meia mais antiga do país e vê-se que está numa fase de rejuvenescimento. Força!
Um abraço para o companheiro de treinos que foi apanhado por uma virose na véspera da prova e foi obrigado a faltar. Henrique em Almeirim não te queiras vingar e meter andamentos malucos! :-)

segunda-feira, setembro 8

Corrida do Avante

Já não ia à Festa há vários anos. Fui um frequentador assíduo nos tempos de estudante da Cruz Quebrada. Nessa altura a Festa realizava-se no Alto da Ajuda e era uma forma de termos acesso a muitos concertos, a discos (lembram-se do que era isso!), a livros e ao convívio com a malta amiga. Tempos em que se escutava os Trovante, o Sérgio Godinho, o Zeca (e tantos outros) e o dinheiro era pouco para pagar as entradas nos concertos. Desde que a Festa passou para o Seixal têm sido poucas as presenças. Mas pelo que vi no sábado, continua com o mesmo formato. Já não tenho muita paciência é para aquelas filas intermináveis para conseguir jantar...
Relativamente à corrida no domingo de manhã acabei por não saber se fiz uma boa prova dada a confusão nas placas que marcavam os quilómetros. Os primeiros 2 kms estavam muito mais curtos, o que me desorganizou o ritmo de prova. Depois para o fim quando estava num ritmo certinho parece-me que os kms estavam muito compridos. No entanto há malta que diz que no Garmin, apesar das placas mal postas, deu um total de 10 kms!!! Se assim foi os 43'45 passam a ser a minha melhor marca nesta distância (a confirmar em Oeiras).
Sábado lá estarei em S. João das Lampas.

PS - Grande fim de semana para o triatlo nacional. No Campeonato da Europa de sub-23 e juvenis foi coleccionar medalhas. Nas distâncias longas (Guadalajara) muitos portugueses em destaque.

domingo, setembro 7

Parabéns Bruno

Feliz aniversário (que hoje comemoras pela 25ª vez). Vamos lá aplicar essa força nos triatlos...

quinta-feira, setembro 4

Acabaram as férias

Voltei.
Com novos desafios, com novas ideias, com novos projectos... É para isso que as férias também servem: descansar e projectar.
A mais curto prazo vou tentar concluir uma maratona. Pois é... espero no dia 7 de Dezembro estar pronto para correr os 42 kms e mais um bocadinho pelas ruas de Lisboa. Já se sabe que a minha estrutura corporal e condicionantes genéticos não são muito próprios para estas aventuras, mas vou ser teimoso e contrariar a natureza. Treinar, treinar muito é o caminho. Até lá vou fazer as seguintes provas como preparação:
7 de Setembro - Corrida do Avante
13 de Setembro - Meia Maratona de S. João das Lampas
27 de Setembro - Triatlo do Fundão
5 de Outubro - Triatlo do Estoril
19 de Outubro - Corrida do Tejo
8 de Novembro - Maratona de BTT do Festival BIKE/Órbita

Dos outros projectos e ideias irei falando por aqui...

Feliz Aniversário

Dos nossos triatletas é o mais veterano, mas não deixa de ser a presença mais refrescante nas deslocações com a equipa. Parabéns Zé Manel pelas tuas 59 primaveras.